O PIONEIRISMO FEMININO NOS PRIMEIROS 30 ANOS DA FACULDADE LIVRE DE DIREITO DO PARÁ (1902-1932)

Palavras-chave: Pioneirismo Feminino, História do Ensino Jurídico, Faculdade de Direito

Resumo

Ao longo da história é perceptível a existência de sujeitos que foram silenciados e ocultados da memória coletiva a despeito de desempenharem papéis importantes para formação cultural, política e econômica da sociedade brasileira. Dentre estes, a ausência se torna ainda mais sensível no âmbito do Direito, no qual são correntemente lembrados os grandes vultos e esquecidos os recortes marginalizados como é o caso de juristas que não faziam parte dos reconhecidos centros intelectuais brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro. Pensando nisso, a presente pesquisa se preocupa com o pioneirismo feminino no âmbito regional, empreendendo um resgate do passado das primeiras mulheres juristas que transitaram pelo meio social e intelectual paraense. Como esforço inicial de pesquisa mapeou-se as mulheres que cursaram a Faculdade Livre de Direito do Pará em seus primeiros 30 anos (1902-1932) a partir da Memória Histórica da instituição e de documentos disponíveis no Arquivo do ICJ (UFPA). Os resultados parciais da pesquisa foram apresentados no formato de pôster na 25ª Jornada Jurídica do CESUPA.

Biografia do Autor

Daniel Alves, CESUPA

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e em Relações Interncionais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador do Grupo "Judex Perfectus - História Política, Cultural e Intelectual do Direito Moderno".

Heloysa Alencar, CESUPA

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Referências

ARQUIVO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, Dossiês acadêmicos de ex-alunos do Curso de Direito e Sciências Sociais. Universidade Federal do Pará, Belém, [1902-1932].

BORBOREMA, Augusto Rangel da; NOROES, Joaquim Gomes. Memória Histórica da Faculdade de Direito do Pará. 2. ed. Composto e impresso na Gráfica da Revista da Veterinária, Praça Barão de Guajará, n. 22, 1956.

SABADELL, Ana Lucia; CUNHA, Bárbara Madruga da (Coord.). Novos rumos da História do Direito: Resistências e reivindicações femininas na cultura jurídica do século XX. v. 2. Florianópolis: Habitus, 2024.
Publicado
2024-10-15
Como Citar
Alves, D., & Oliveira de Souza de Alencar , H. (2024). O PIONEIRISMO FEMININO NOS PRIMEIROS 30 ANOS DA FACULDADE LIVRE DE DIREITO DO PARÁ (1902-1932). Revista Jurídica Do Cesupa, 12. Recuperado de http://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/372
Seção
Pôsteres XXV Jornada Jurídica CESUPA