A PARTICIPAÇÃO POPULAR COMO ELEMENTO PRIMORDIAL À PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS:
O CASO DO PROJETO DE MINERAÇÃO VOLTA GRANDE
Abstract
A presente pesquisa busca analisar a relevância da participação popular na gestão dos recursos naturais, especificamente em torno do combate aos impactos oriundos da mineração. Para tanto, realizou-se um estudo de caso a respeito do projeto de mineração Volta Grande, localizado às margens do rio Xingu, no Pará. A obra, que ainda está em fase de construção, possui diversas críticas acerca da sua falta de observação para com as normas ambientais devidas, pondo em risco a subsistência e a sobrevivência de todos os povos habitantes da região, em virtude da contaminação oriunda da atividade minerária. A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa e emprega como procedimentos a revisão bibliográfica e a análise documental, com destaque para a ACP 0002505-70.2013.4.01.3903. Conclui-se que a legislação nacional possui ostensiva cobertura acerca dos direitos violados no presente caso, contudo, o Estado brasileiro peca no tocante a sua fiscalização, bem como na garantia de participação popular no planejamento e execução de grandes projetos, possibilitando assim o alcance do melhor resultado aos interesses econômicos do estado, mas também às populações diretamente afetadas.
References
EMERMAM, Steven H. Evaluation of the Tailings Dam, Cyanide Use and Water Consumption at the Proposed Volta Grande Gold Project, Pará, Northern Brazil, Amazon Watch, 2020. Disponível em: https://ox.socioambiental.org/sites/default/files/ficha-tecnica//node/218/edit/2020-07/Volta_Grande_Report_Emerman.pdf. Acesso em 04 abr. 2024.
ROJAS, Biviany. Para quem a Belo Sun mente. Le Monde Diplomatique Brasil, [S.l.], 23 ago. 2017. Disponível em: https://diplomatique.org.br/para-quem-a-belo-sun-mente/. Acesso em: 23 jun. 2023.