O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E A JUSTIÇA LUSO-BRASILEIRA NO SÉCULO XIX

  • Íris de Carvalho Medeiros
  • Sandro Alex Simões
Palavras-chave: Liberalismo político, Princípio da publicidade, Sigilo, Constitucionalismo em Portugal e Brasil, Século XIX

Resumo

Introdução: relevância do tema e colocação do problema; II. O conceito de liberalismo nos oitocentos 2.1. O liberalismo português e as Constituições do século XIX 2.2. O liberalismo no Brasil e a Carta Imperial de 1824 III. A publicidade refletida nas Constituições, leis e na fundamentação das sentenças 3.1. O princípio da publicidade como liberdade de expressão: a imprensa e a opinião pública 3.2. A Publicidade como liberdade de expressão político-legislativa: a lei, o voto e a representação 3.3. A dimensão judicial do princípio da publicidade: as sentenças e a tutela jurisdicional IV. Considerações finais.

Biografia do Autor

Íris de Carvalho Medeiros

Mestranda em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte.

Sandro Alex Simões

Doutor em Direito. Professor do PPGD-CESUPA e da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Coordenador do Grupo de Pesquisa Judex Perfectus em História política, intelectual e cultural do direito moderno (DGP-CNPQ).

Referências

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Publicado
2023-12-21
Como Citar
Íris de Carvalho Medeiros, & Sandro Alex Simões. (2023). O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E A JUSTIÇA LUSO-BRASILEIRA NO SÉCULO XIX. Revista Jurídica Do Cesupa, 4(2), 9-48. Recuperado de http://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/306