A ANÁLISE DA DESIGUALDADE NO MERCADO DE TRABALHO DEVIDO AO USO RECREATIVO DA MACONHA SOB A PERSPECTIVA DO LIBERTARIANISMO DE ROBERT NOZICK
Resumo
Os usuários da maconha sofrem enorme preconceito no mercado de trabalho, pois, são tratados de modo extremamente desigual. Portanto, não restam dúvidas acerca desta problemática e da necessidade de se analisar a motivação de tal fenômeno, ou seja, se a desigualdade que os usuários da maconha nos Estados Unidos encontram para usufruir de benefícios do governo, assim como conseguir emprego, se daria por uma inadequada distribuição, ou por uma excessiva regulação estatal, sob o viés da teoria do libertarianismo de Robert Nozick. Logo, serão abordadas a seguir, mais detalhadamente; a justiça distributiva e teoria da titularidade, assim como a maneira que o uso recreativo da maconha é afetado por esta teoria, especificamente no ambiente de trabalho. E a discussão será desenvolvida através de uma análise com viés da metodologia de pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa.
Referências
AZEVEDO, Daniela Grillo. Liberalismo e Libertarismo: Distribuição e Igualdade. Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS. VIII Edição, 2011.
BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, seleção e competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012
CARVALHO, Iêda Maria Vecchioni; PASSOS, Antônio Eugênio Valverde Mariani; SARAIVA, Suzana Barros Corrêa. Recrutamento e seleção por competências. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
CHEMERINSKY, E. Introduction: Marijuana Laws and Federalism. Boston College Law Review, Boston College, Vol. 58:857, 2017. Disponível em: HeinOnline.org. Acesso em: 20/fev/2023.
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7. ed. rev. atual. Barueri: Manole, 2009.
COMO as empresas lidam com o uso da maconha por empregados nos EUA. BBC, 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-40762066. Acesso em: 27 mai. 2023.
DEBORTOLI, Sonimara; DIEHL, Liciane. Análise do mercado de trabalho a partir da percepção das pessoas desempregadas. TCC. Lajeado, outubro de 2016. Administração de empresas.
ENRIQUEZ, E. (2014). O trabalho, essência do homem? O que é o trabalho?. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 17 (spe), 163-176.
FELIX JUNIOR, Itamar José; SCHLINDWEIN, Vanderléia de Lurdes Dal Castel; CALHEIROS, Paulo Renato Vitória. A relação entre o uso de drogas e o trabalho: uma revisão de literatura PSI. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 104-122, jul. 2016 . Disponível em
NOZICK, Robert. Anarquia, estado e utopia (capítulos 7 e 8). Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2011, p. 191-356.
PACE, Justin H. The "Free Market" For Marijuana: A Sober, Clear-Eyed Analysis Of Marijuana Policy. Lewis & Clark Law Review, Western Carolina University, vol. 24, 2020. Disponível em: HeinOnline.org. Acesso em: 20/fev/2023.
TODD, T. The Benefits of Marijuana Legalization and Regulation. Berkeley Journal of Criminal Law, Berkeley, Vol. 23:1, 2018. Disponível em: HeinOnline.org. Acesso em: 20/fev/2023.