CONSUMISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: IDENTIFICANDO ALGUMAS CAUSAS DO SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO
Palavras-chave:
Consumismo; Superendividamento; Educação Financeira; Crédito; Consumidor.Resumo
O presente trabalho visa analisar o fenômeno do superendividamento dos consumidores, investigando como o consumismo e a falta de educação financeira em um contexto nacional acarretam a intensificação deste cenário no Brasil. Nesse sentido, persegue-se a seguinte problemática: Pode-se atribuir ao hiperconsumo e a ausência de políticas públicas de educação financeira como algumas das causas do endividamento excessivo das famílias brasileiras? A resposta a esse problema de pesquisa é desenvolvida, metodologicamente, em um estudo de abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, exploratória, tendo como procedimento o levantamento bibliográfico. Nesse contexto, o trabalho irá abordar como o uso irracional do crédito aliado ao consumo excessivo de bens de consumo acarreta o endividamento do consumidor. Também serão abordados o papel da publicidade nesse cenário como instrumento indutor de consumo e a ausência de educação financeira como elemento potencializador do problema. Por fim, foram apresentadas possibilidades de prevenção ao superendividamento com a adoção de algumas estratégias específicas a nível nacional e regional (Estado do Pará).