A PROVA NO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO E O PRINCÍPIO DA VERDADE MATERIAL

Autores

  • Rangel Perrucci Fiorin
  • Maria Paula de Azevedo Milani

Palavras-chave:

Tributário, Princípio da Verdade Material, Processo Administrativo Tributário

Resumo

O presente artigo visa analisar, no âmbito do processo administrativo tributário, a possibilidade da produção de provas embasar a legitimação do princípio da verdade material como forma de perseguição plena da verdade dos fatos tributários. Apesar de tal princípio não estar expressamente previsto na Constituição Federal, é considerado como parte fundamental para formar a convicção do órgão julgador e para apuração do respectivo laço obrigacional. Assim, examina a aplicabilidade do princípio da verdade material como medida indispensável para proteção dos direitos fundamentais da sociedade, zelando pelos interesses públicos e também pelos interesses privados, quando protegidos pelo ordenamento jurídico.

Biografia do Autor

  • Rangel Perrucci Fiorin

    Doutor e Mestre em Direito do Estado (Direito Tributário) pela PUC/SP. Professor de direito tributário nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Advogado em São Paulo.

  • Maria Paula de Azevedo Milani

    Mestranda em Direito dos Negócios e Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Advogada em São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

A PROVA NO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO E O PRINCÍPIO DA VERDADE MATERIAL. (2023). Revista Jurídica Do Cesupa, 186-194. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/195