CONSUMISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: IDENTIFICANDO ALGUMAS CAUSAS DO SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO

  • Fabiana Monteiro de Souza Tuma CESUPA
  • Felipe Guimarães de Oliveira CESUPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
Palavras-chave: Consumismo; Superendividamento; Educação Financeira; Crédito; Consumidor.

Resumo

O presente trabalho visa analisar o fenômeno do superendividamento dos consumidores, investigando como o consumismo e a falta de educação financeira em um contexto nacional acarretam a intensificação deste cenário no Brasil. Nesse sentido, persegue-se a seguinte problemática: Pode-se atribuir ao hiperconsumo e a ausência de políticas públicas de educação financeira como algumas das causas do endividamento excessivo das famílias brasileiras? A resposta a esse problema de pesquisa é desenvolvida, metodologicamente, em um estudo de abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, exploratória, tendo como procedimento o levantamento bibliográfico. Nesse contexto, o trabalho irá abordar como o uso irracional do crédito aliado ao consumo excessivo de bens de consumo acarreta o endividamento do consumidor. Também serão abordados o papel da publicidade nesse cenário como instrumento indutor de consumo e a ausência de educação financeira como elemento potencializador do problema. Por fim, foram apresentadas possibilidades de prevenção ao superendividamento com a adoção de algumas estratégias específicas a nível nacional e regional (Estado do Pará).  

Biografia do Autor

Fabiana Monteiro de Souza Tuma, CESUPA

Discente do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA).

Felipe Guimarães de Oliveira, CESUPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da Graduação e Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Advogado e Consultor jurídico.

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Publicado
2023-03-01
Como Citar
Monteiro de Souza Tuma, F., & Guimarães de Oliveira, F. (2023). CONSUMISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: IDENTIFICANDO ALGUMAS CAUSAS DO SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO. Revista Jurídica Do Cesupa, 95 - 122. Recuperado de http://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/94