MERCANTILIZAÇÃO DE CORPOS INFANTIS
IMPACTOS PSICOEMOCIONAIS E SOCIAIS EM MENINAS VÍTIMAS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL NA ILHA DO MARAJÓ
Resumo
O estudo aborda o aumento dos casos de estupro de vulneráveis e exploração infantil no Brasil, com destaque para regiões como a Ilha do Marajó, onde meninas em condições de extrema pobreza são particularmente vulneráveis. A subnotificação desses crimes ocorre devido ao medo, vergonha e falta de suporte social, especialmente quando o agressor é alguém próximo. Muitas dessas meninas enxergam a exploração sexual como uma forma de sustento, o que torna ainda mais difícil o combate a essa prática. Além disso, o texto menciona as graves consequências psicoemocionais e sociais para as vítimas, como transtornos mentais, evasão escolar e marginalização. A crítica também se volta para a escassez de pesquisas focadas nas vítimas e a necessidade urgente de políticas públicas de proteção e suporte para essas meninas, incluindo as da Ilha do Marajó.
Referências
CASTRO, A. O.; MAUÉS, M. A. M. Vivências de crianças e adolescentes no Marajó: sexualidade, gênero e relações de colonialidade. In 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2018, Brasília/DF.
JUNIOR, M. V. A. VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ NO PARÁ NO PERÍODO DE 2017 A 2020. Tese (Mestrado em Segurança Pública) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.
LEVY, B. F.; MENDONÇA, Y. S. M. Meninas "Balseiras": a mercantilização dos corpos femininos na ilha de Marajó. Revista Científica Gênero na Amazônia, Belém, n. 13, p. 200-212, 2022.
SABOIA, C. B. Geopoesia amazônica: vozes ribeirinhas entre saberes e ensino. 2022. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
VIEIRA, A. S. Representações sociais de jovens-alunos de uma escola ribeirinha sobre exploração sexual juvenil nas balsas do Marajó e as implicações nas suas escolarizações. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.
PINTO, I.; VIEIRA, A. EXPLORAÇÃO SEXUAL JUVENIL NAS ÁGUAS AMAZÔNICAS E SUAS INTERFACES COM A ESCOLA. Revista Amazonida, Manaus, vol. 3, n. 2, p. 117-138, 2018.
MACEDO, V. G. P. Exploração sexual comercial: a correlação entre as vítimas, as condições socioeconômicas e as particularidades no combate ao crime. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Centro Universitário UNDB, São Luís, 2021.
LIMA, A. L. S. Analisando a realidade do tráfico de mulheres: uma perspectiva sobre a exploração sexual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
SELLIN, A. C. F.; SANTOS, J. K.; BARROS, J. S. Tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual. 2024. Trabalho Acadêmico (Técnico em Serviços Jurídicos) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.