A MANIFESTAÇÃO DAS ETAPAS DO PACTO SOCIAL DE JOHN RAWLS NO BRASIL COMO FATOR LEGITIMADOR DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

  • Paulo Henrique Araujo da Silva Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: John Rawls, Ações Afirmativas, Pacto Social

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar o pacto social defendido em Uma Teoria da Justiça, de John Rawls, dividindo-o em três etapas, estas propostas na crítica de Chandran Kukathas e Philip Pettit, além de relacionar as mesmas com aspectos pontuais do desenvolvimento histórico e jurídico do Brasil. A introdução trará as premissas básicas de justiça defendidas por Rawls: os princípios da igualdade e da diferença, intrínsecos a todas as nuances de seu pacto social. Já nos tópicos de desenvolvimento, o primeiro deles mostra a etapa referente ao início da construção social, que tenta defender os princípios rawlsianos mesmo pautada na ignorância e, relacionando com o contexto brasileiro, mostra como o Brasil relativizou esses princípios para legitimar a discriminação racial. O segundo traz a etapa marcada pelo debate dos pactuantes que determinam as diretrizes da sociedade por meio do texto constitucional, revelando como a Constituição Federal Brasileira de 1988, esta que, diferentemente das anteriores, é uma norma superior em que a deliberação social para a sua composição foi de fato presente, assim como é um texto de lei que defende princípios que justificam e legitimam a política de Ações Afirmativas. Por fim, o terceiro tópico versa sobre a etapa referente à necessidade de se efetivar os anseios constitucionais previamente definidos, trazendo as políticas de bem-estar social como meios adequados para atingir esse objetivo e, no tocante ao Brasil, mostrar as Ações Afirmativas como a política mais adequada de se promover a justiça social no que concerne ao acesso à educação.

Referências

BAYMA, F. Reflexões sobre a Constitucionalidade das Cotas Raciais em Universidades Públicas no Brasil: referências internacionais e os desafios pós-julgamento das cotas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 75, p. 325-346, abr./jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2017.


BITTAR, Eduardo Carlos Bianca; DE ALMEIDA, Guilherme Assis. Curso de filosofia do direito. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2016.


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.


BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Ações afirmativas. 4. ed. São Paulo: LTr, 2016.


FRIEDMAN, Milton; FRIEDMAN, Rose. Free to choose: A personal statement. Houghton Mifflin Harcourt, 1990.


JÚNIOR, J. F; CAMPOS; L. A. Liberalismo Igualitário e Ação Afirmativa: Da Teoria Moral à Política Pública. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, PR, v. 21, n. 48, p. 85-99, dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2017.


KUKATHAS, Chandran; PETTIT, Philip. Rawls: Uma teoria da justiça e os seus críticos. Coimbra: Gradiva, 1995.


NADER, Paulo. Filosofia do direito. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.


SANDEL, Michael J. Justiça – O que é fazer a coisa certa. 21. ed. Tradução de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.


SILVA, C. D. Identidade, educação e ações afirmativas. Revista Simbiótica, Vitória, ES, vol. único, n. 3, p. 98-112, jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 dez. 2017.


RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 2. ed. Tradução de Almiro Pisetta e Lenita Maria Rímoli Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2002.


TEIXEIRA, C. L. Estado brasileiro e desigualdades raciais: reflexões sobre as políticas de Ações Afirmativas. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, RJ, v. 11, n. 1, p. 27-42, jan. 2009. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2017.
Publicado
2021-08-31
Como Citar
Araujo da Silva, P. H. (2021). A MANIFESTAÇÃO DAS ETAPAS DO PACTO SOCIAL DE JOHN RAWLS NO BRASIL COMO FATOR LEGITIMADOR DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS. Revista Jurídica Do Cesupa, 2(1). Recuperado de http://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/2