A LEGÍSTICA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

  • Sérgio Henriques Zandona Freitas Professor Titular do PPGD Universidade FUMEC. Coordenador Geral do Instituto Mineiro de Direito Processual (IMDP). Pós-Doutor em Direito pela UNISINOS e pela Universidade de Coimbra. Doutor, Mestre e Especialista em Direito Processual pela PUC Minas. Assessor Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
  • Paulo Augusto Badures Gomes Pesquisador ProPic FUMEC. Associado-Pesquisador do Instituto Mineiro de Direito Processual (IMDP).
Palavras-chave: Legística, Efetividade, Políticas Públicas, Direito, Democrático

Resumo

A construção jurídica das políticas públicas exige o respeito a princípios legísticos que orientam o processo decisório, desde a construção lógica e coerente do ato normativo (legística formal) até a análise substantiva dos riscos jurídicos e do impacto regulatório (legística material). Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a importância da legística na formulação de políticas públicas dentro do estado democrático de direito. Esse estudo foi elaborado no método hipotético dedutivo por meio de uma revisão de literatura para embasar teoricamente sobre o assunto dissertado, foram utilizados livros, artigos e revistas de cunho acadêmico e científico. Ao longo do seu desenvolvimento foi abordado sobre a consolidação do estado democrático de direito no Brasil, sobre o conceito de legística e tudo que a permeia, e por fim, sobre as políticas públicas e seu processo normativo englobado a legística. Conclui-se que os fundamentos da Legística ganha novos significados, ao propor uma análise a qual prioriza a apuração da eficácia, da eficiência, da efetividade das políticas públicas trazendo melhorias para toda a sociedade.

Referências

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Regulamento e Princípio da Legalidade. Revista de Direito Público. n. 96, out-dez. 1990.
BARROSO, Luis Roberto. Interpretação e aplicação da constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. 7. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2009.
BELINOVSKI, Andréia Cristina. Política de Assistência Social: avanços e possibilidades no Centro de Referência Especializado de Assistência (CREAS) do município de Telêmaco Borba/PR. 2013. 75 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Departamento Gestão e Economia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia (uma defesa das regras do jogo). Trad. Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 de outubro de 1988.
CALSAMIGLIA, Helena. Divulgar: itinerários discursivos del saber. Una necesidad, un problema, un hecho. Quark. Barcelona: Observatório de la Comunicación Científica. Universitat Pompeu Fabra, n. 7, p. 9-18, 1997.
CARVALHO, Kildare Gonçalves. Direito Constitucional Positivo. 22. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2017.
COUTINHO, Carlos Nelson. Democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 1974.
COUTO, Berenice Rojas. O direito social na sociedade brasileira 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FAILLACE NETO, Jandyr. Conferência na Casa Civil do Governo do Estado de Minas Gerais. Seminário Qualidade da Lei e Desenvolvimento. Congresso Internacional de Legística. 2007.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1997.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA. 5. ed. São Paulo: Globo, 2006.
FERRAZ JR., Tércio Sampaio. A Relação Meio/Fim na Teoria Geral do Direito Administrativo. Revista de Direito Público, São Paulo, n. 61, jan.-mar. 1982.
FIGUEIREDO, Argelina C.; LIMONGI, Fernando. Executivo e Legislativo na Nova Ordem Constitucional. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora, 2001
FLEURY, R. Articulação entre os conselhos de políticas públicas: UMA PAUTA A SER ENFRENTADA PELA SOCIEDADE CIVIL. Serviço Social e sociedade. São Paulo: 1999.
LÖWY, Michel. Ideologias e Ciência Social. São Paulo: Cortez, 1987.
MESTRINER, Melissa Terni. Legística, Ciência Jurídica e Políticas Públicas: conexões e fundamentos para uma avaliação legislativa no Congresso Nacional. Brasília: ILB, 2014.
MIRANDA, Henrique Savonitti. Curso de direito constitucional. 5. ed. Brasília: Senado Federal, 2007.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 35. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2019.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
ROSENN, Keith S. O Jeito na Cultura Jurídica Brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.
SALINAS, Natasha Schmitt Caccia. Legislação e Políticas Públicas: A Lei como Instrumento de Ação Governamental. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 34. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
VERDÚ, Pablo Lucas. O sentimento constitucional: aproximação ao estudo do sentir constitucional como modo de integração política.Trab. Agassiz Almeida Filho. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
VIEIRA, James Batista. A Construção Jurídica das Políticas Públicas no Brasil: Um Estudo sobre a Qualidade Legística dos Decretos Presidenciais editados entre 2009 e 2016. Paraíba: UFPB, 2017.
ZIEGLER, Joici Antônia; KLASMMAN, Gabriela Gomes. LEGÍSTICA: UMA NOVA ABORDAGEM ACERCA DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA. Rio Grande do Sul: UNIJUI, XXIV Jornada de pesquisa, 2016.
Publicado
2019-11-12
Como Citar
Freitas, S. H. Z., & Gomes, P. A. B. (2019). A LEGÍSTICA: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Revista Jurídica Do Cesupa, 1(1). Recuperado de http://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/15