A ROMANTIZAÇÃO DA FIGURA DO CRIMINOSO EM CRIMES VIOLENTOS:

uma violação do direito das vítimas.

Autores

  • Enaily de Queiroz Costa CESUPA
  • Laís Cardoso da Mota e Souza CESUPA
  • Carlos Alberto Valcácio dos Santos

Palavras-chave:

romantização do criminoso, crimes violentos, revitimização

Resumo

O consumo de conteúdos que abordam crimes vem aumentando exponencialmente nos dias atuais, especialmente de crimes reais. As pessoas demonstram uma grande obsessão por indivíduos que cometeram uma conduta delitiva violenta e por vezes essa obsessão se dá de forma a romantizar atitudes destes e até mesmo glamourizando-as. Assim, o presente trabalho tem por escopo analisar as origens de tal fascínio por esses sujeitos, e quais motivos levam os espectadores a terem empatia ou afeição por figuras que normalmente seriam hostilizadas pelo que cometeram. Além disso, a pesquisa visa investigar como essa romantização pode motivar o processo chamado de revitimização e assim afetar as vítimas desses crimes, violando-as novamente. Ademais, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, compreendendo a utilização de livros, artigos, e pesquisas, de âmbito nacional e internacional. Verificou-se então os possíveis fatores causais para o fenômeno da romantização e suas consequências.

Biografia do Autor

  • Enaily de Queiroz Costa, CESUPA

    Graduanda no 8° período do curso de direito do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Aluna de Mobilidade internacional na Universidade do Porto em Portugal, durante um semestre em 2022. Monitora Bolsista de Direito Constitucional em 2021. ID LATTES: 8469890149757621. E-mail: queirozenaily@gmail.com.

  • Laís Cardoso da Mota e Souza, CESUPA

    Graduanda no 8º semestre do curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Estagiária no Tribunal de Justiça do Estado do Pará. ID LATTES: 8870017509827035. E-mail: laiscardosomota@hotmail.com.

  • Carlos Alberto Valcácio dos Santos

    Mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) - Pará. Pós-graduado em Direito Médico & Proteção Jurídica à Saúde pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera - SP. Pós-graduado em Administração de Banco de Dados pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Mediador judicial formado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Empreendedor na empresa Radice Educacional SS. Professor de Graduação e Pós-graduação nas áreas do Direito e das Ciências da Saúde. Mais de 25 anos de experiências docente em todos os níveis. ID LATTES: 5870111126587194. E-mail: carlos.santos@prof.cesupa.br.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Como Citar

A ROMANTIZAÇÃO DA FIGURA DO CRIMINOSO EM CRIMES VIOLENTOS:: uma violação do direito das vítimas. (2023). Revista Jurídica Do Cesupa, 123-147. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/95