A PROTEÇÃO NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE IMIGRANTE DESACOMPANHADO FRENTE ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

Autores

Palavras-chave:

Proteção da Criança e adolescente desacompanhados, Humanização do direito internacional, Refugiados

Resumo

A imigração de refugiados é um tema essencial no âmbito internacional, por isso a discussão de seus aspectos é significativa para esclarecimento de diversos problemas envolvendo este assunto. Segundo o Relatório Global da Agência da ONU para Refugiados, em 2018 cerca de 70 milhões de pessoas foram forçadas a saírem de suas casas, gerando um fluxo intenso de indivíduos deslocados em diversas partes do mundo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo elementar, explorar a proteção que os menores desacompanhados recebem durante o processo de imigração. Para esse fim, foi relacionada a teoria de Francisco de Vitória, importante autor que desenvolveu significativos conceitos adotados pelo direito internacional na proteção do indivíduo e o reconhecimento do direito internacional de forma humanizada. A pesquisa destacou a proteção da criança e do adolescente no âmbito internacional e concentrou-se, em parte, no ordenamento jurídico brasileiro, no que se refere ao procedimento de proteção ao menor desacompanhado em seu território. O levantamento de informações se deu a partir da leitura de doutrina referente ao tema, legislações e Convenções internacionais as quais o Brasil é signatário. Nesse sentido, o ponto principal deste artigo é averiguar a eficiência da legislação direcionada a proteção do menor que se encontra na situação de imigrante refugiado desacompanhado.

Biografia do Autor

  • Natalia Mascarenhas Simões Bentes, Centro Universitário do Pará (CESUPA)

    Doutora em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Portugal. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará. Professora da graduação e do Mestrado em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará. Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos do CESUPA. Coordenadora Adjunta do Curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará. Membro do grupo de pesquisa Rica Miseria - Mineração, Sustentabilidade, Equidade e Desenvolvimento Regional. Advogada.

  • Isabelle Pinheiro Figueiredo

    Graduada em direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2015-2020), pós graduada em direito civil pela Pontifícia Universidade Católica (2020-2021). Advoga na área cível.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

A PROTEÇÃO NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE IMIGRANTE DESACOMPANHADO FRENTE ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS. (2022). Revista Jurídica Do Cesupa, 3(2), 205-228. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/74