O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E A JUSTIÇA LUSO-BRASILEIRA NO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
Liberalismo político, Princípio da publicidade, Sigilo, Constitucionalismo em Portugal e Brasil, Século XIXResumo
Introdução: relevância do tema e colocação do problema; II. O conceito de liberalismo nos oitocentos 2.1. O liberalismo português e as Constituições do século XIX 2.2. O liberalismo no Brasil e a Carta Imperial de 1824 III. A publicidade refletida nas Constituições, leis e na fundamentação das sentenças 3.1. O princípio da publicidade como liberdade de expressão: a imprensa e a opinião pública 3.2. A Publicidade como liberdade de expressão político-legislativa: a lei, o voto e a representação 3.3. A dimensão judicial do princípio da publicidade: as sentenças e a tutela jurisdicional IV. Considerações finais.
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Publicado
2023-12-21
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E A JUSTIÇA LUSO-BRASILEIRA NO SÉCULO XIX. (2023). Revista Jurídica Do Cesupa, 4(2), 9-48. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/306