O ACORDO DE PARIS E O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

uma análise dos desafios e oportunidades para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação da floresta tropical

Autores

Palavras-chave:

Acordo de Paris, Amazônia, Desmatamento, Mudanças Climáticas

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo uma investigação aprofundada sobre a relação direta da Amazônia com as emergências climáticas, enfatizando o papel crucial desempenhado por essa região na estabilidade climática global. A análise abrange o estudo de tratados internacionais, mais especificamente as diretrizes e metas estabelecidas no Acordo de Paris, concentrando-se na sua aplicação específica para a conservação da floresta e a redução do desmatamento. Destaca-se a necessidade premente de implementar medidas eficazes para garantir a preservação dessa área vital, considerando sua significativa contribuição para a manutenção do equilíbrio ambiental. Adicionalmente, são explorados os desafios socioeconômicos enfrentados pelas comunidades locais na Amazônia em decorrência do desmatamento, promovendo uma compreensão mais abrangente das complexas implicações que esse fenômeno acarreta para a realidade atual. Por fim, a pesquisa examina a interconexão entre o desmatamento amazônico e o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, ressaltando a importância dessa discussão no contexto do princípio da equidade intergeracional.

Biografia do Autor

  • Bruno Ano Bom Ribeiro, CESUPA

    Acadêmico do Curso de Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) 

     

    ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/9317123538436773

    ID ORCID: https://orcid.org/0009-0009-9395-8990

  • Lanna Cristal Castro dos Santos, CESUPA

    Acadêmica do Curso de Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA)

     

    ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/9899357180604757

    ID ORCID: https://orcid.org/0009-0004-0001-0492

  • Luís Antônio Monteiro de Brito, CESUPA

    Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC/SP. Graduado em Direito pela UFPA. Coordenador da especialização em Direito Agroambiental e Professor da Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados do Pará (IAP). Membro da Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente (ABDEM). Diretor Norte da União Brasileira de Advocacia Ambiental (UBAA). Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PA. Conselheiro (OAB/PA) no Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA). Conselheiro (OAB/PA) no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belém (CONSEMMA). Sócio do Monteiro de Brito & Oliveira Advogados. Advogado atuante em Direito Ambiental, Minerário e Agrário.Belém (CONSEMMA). Sócio do Monteiro de Brito & Oliveira Advogados. Advogado atuante em Direito Ambiental, Minerário e Agrário.

     

    ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/2244189950353544

Downloads

Publicado

2024-03-24

Como Citar

O ACORDO DE PARIS E O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA: uma análise dos desafios e oportunidades para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação da floresta tropical. (2024). Revista Jurídica Do Cesupa, 176-193. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/294