A REGIONALIZAÇÃO DOS PRODUTOS

um estudo sobre o empoderamento do consumidor hipermoderno

Authors

Keywords:

Consumidor, Hipermodernidade, Regionalização de produtos, Necessidades Artificiais, Empoderamento

Abstract

O presente artigo visa discutir se o empoderamento do consumidor hipermoderno sofre influências frente a criação de necessidades artificiais a partir do fenômeno denominado regionalwashing. Para tanto, analisou-se os paradoxos da sociedade hipermoderna, o capitalismo artista e o uso da regionalização como estratégia de fidelização, bem como a conscientização dos consumidores.  Assim, chegou-se ao entendimento de que o consumidor tem a sua liberdade de escolha mitigada, não sendo, portanto, imune aos efeitos do mercado, porquanto é vulnerável à prática do regionalwashing. Em termos metodológicos, a presente pesquisa utilizou o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica. Por fim, espera-se que a presente pesquisa contribua com a reflexão acerca da necessidade de conscientizar os consumidores a respeito dessa prática, de modo a promover a sua liberdade de escolha.

Author Biographies

  • Dennis Verbicaro Soares, CESUPA

    Doutor em Direito do Consumidor pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Pará. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Graduação e Especialização do Centro Universitário do Pará – CESUPA. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Consumidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Editor-Chefe de Revista. Procurador do Estado do Pará. Advogado.

  • Eugênia Luiza Passos Pinheiro, CESUPA

    Estudante do Curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, eugenia18060443@aluno.cesupa.br 

  • Larissa Rodrigues Farias, CESUPA

    Estudante do Curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, larissa18060472@aluno.cesupa.br

Published

2022-12-16

How to Cite

A REGIONALIZAÇÃO DOS PRODUTOS: um estudo sobre o empoderamento do consumidor hipermoderno. (2022). Revista Jurídica Do Cesupa, 3(2), 293-308. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/92