O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E A JUSTIÇA LUSO-BRASILEIRA NO SÉCULO XIX

Autores/as

  • Íris de Carvalho Medeiros
  • Sandro Alex Simões

Palabras clave:

Liberalismo político, Princípio da publicidade, Sigilo, Constitucionalismo em Portugal e Brasil, Século XIX

Resumen

Introdução: relevância do tema e colocação do problema; II. O conceito de liberalismo nos oitocentos 2.1. O liberalismo português e as Constituições do século XIX 2.2. O liberalismo no Brasil e a Carta Imperial de 1824 III. A publicidade refletida nas Constituições, leis e na fundamentação das sentenças 3.1. O princípio da publicidade como liberdade de expressão: a imprensa e a opinião pública 3.2. A Publicidade como liberdade de expressão político-legislativa: a lei, o voto e a representação 3.3. A dimensão judicial do princípio da publicidade: as sentenças e a tutela jurisdicional IV. Considerações finais.

Biografía del autor/a

  • Íris de Carvalho Medeiros

    Mestranda em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte.

  • Sandro Alex Simões

    Doutor em Direito. Professor do PPGD-CESUPA e da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Coordenador do Grupo de Pesquisa Judex Perfectus em História política, intelectual e cultural do direito moderno (DGP-CNPQ).

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E A JUSTIÇA LUSO-BRASILEIRA NO SÉCULO XIX. (2023). Revista Jurídica Do Cesupa, 4(2), 9-48. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/306