A TUTELA DO DIREITO À DESCONEXÃO NO TELETRABALHO: UM ESTUDO DA REGULAÇÃO NO DIREITO FRANCÊS COMO PARÂMETRO AO DIREITO BRASILEIRO

Autores/as

Palabras clave:

Teletrabalho; Saúde do trabalhador; Direito à Desconexão; Direito Comparado.

Resumen

O presente artigo tem como finalidade examinar se a regulação existente no ordenamento jurídico francês acerca da tutela do direito à desconexão pode servir de parâmetro às discussões do tema no ordenamento jurídico brasileiro. A partir de uma pesquisa exploratória de análise qualitativa, aplicar-se-á a técnica de pesquisa bibliográfica brasileira e francesa, legislação brasileira e francesa, pesquisa documental, publicações em meios físicos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, buscando fazer, inicialmente, uma análise do teletrabalho e de suas especificidades. Em seguida, analisar-se-á o direito à desconexão do trabalhador no direito brasileiro. Posteriormente, serão discutidas as possibilidades de utilização, como parâmetro, do direito à desconexão do trabalho, nos moldes da legislação francesa. A pesquisa permite concluir que o estabelecimento, por lei, no ordenamento jurídico brasileiro, de obrigatoriedade de as condições de teletrabalho serem frutos de negociação coletiva, como na lei francesa, significaria um avanço na garantia do direito à desconexão.

Biografía del autor/a

  • Larissa Cavalcante Moreira Larissa Moreira, CESUPA

    Mestranda em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade pela Faci-Wyden. Advogada.

  • Suzy Elizabeth Cavalcante Koury

    Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (1984). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 8 Região, tendo exercido a presidência entre 2016 e 2018, indicada para Gestão Regional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do TRT da 8 Região. Líder do grupo de pesquisas CNPQ "Emprego, Subemprego e Políticas Públicas na Amazônia" e vice-líder do grupo "MinAmazônia" (Mineração e Desenvolvimento Regional na Amazônia).

Publicado

2025-01-14

Cómo citar

A TUTELA DO DIREITO À DESCONEXÃO NO TELETRABALHO: UM ESTUDO DA REGULAÇÃO NO DIREITO FRANCÊS COMO PARÂMETRO AO DIREITO BRASILEIRO. (2025). Revista Jurídica Do Cesupa, 5(2), 40-58. https://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/291