PERFILIZAÇÃO E DETERMINISMO ALGORÍTMICO: IMPACTOS NA AUTONOMIA E LIBERDADE DO CONSUMIDOR DIGITAL
Resumo
Em tempos em que há uma supervalorização do ato de consumir, o meio digital não ficou isento de possuir uma grande influência no modo em que os produtos ou serviços são oferecidos e adquiridos pelos consumidores. Tal inserção digital no mercado consumidor contemporâneo criou a possibilidade de influenciar pessoas de forma mais assertiva, através da utilização de dados pessoais, e, também, mais ampla, uma vez que atinge a massa populacional conectada, tais fenômenos fazem parte da nova economia denominada de Capitalismo de Plataforma. Essa influência, apesar de considerada positiva, deve respeitar os limites que garantem a liberdade consumerista e a proteção de seus dados pessoais, já que a violação dessas obrigações deixam o consumidor vulnerável e geram a ele uma falsa sensação de liberdade, além de corroborar para a intensificação do assédio de consumo. Conclui-se, então, que a maior problemática se dá pela forma imperceptível que as referidas práticas abusivas se espalham diariamente em todas plataformas digitais e a liberdade ficta que conduz de modo direto as relações de consumo. A referida análise acerca deste tema baseia-se na utilização de uma metodologia dedutiva com embasamento bibliográfico.
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