A REGIONALIZAÇÃO DOS PRODUTOS

um estudo sobre o empoderamento do consumidor hipermoderno

Palavras-chave: Consumidor, Hipermodernidade, Regionalização de produtos, Necessidades Artificiais, Empoderamento

Resumo

O presente artigo visa discutir se o empoderamento do consumidor hipermoderno sofre influências frente a criação de necessidades artificiais a partir do fenômeno denominado regionalwashing. Para tanto, analisou-se os paradoxos da sociedade hipermoderna, o capitalismo artista e o uso da regionalização como estratégia de fidelização, bem como a conscientização dos consumidores.  Assim, chegou-se ao entendimento de que o consumidor tem a sua liberdade de escolha mitigada, não sendo, portanto, imune aos efeitos do mercado, porquanto é vulnerável à prática do regionalwashing. Em termos metodológicos, a presente pesquisa utilizou o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica. Por fim, espera-se que a presente pesquisa contribua com a reflexão acerca da necessidade de conscientizar os consumidores a respeito dessa prática, de modo a promover a sua liberdade de escolha.

Biografia do Autor

Dennis Verbicaro Soares, CESUPA

Doutor em Direito do Consumidor pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Pará. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Graduação e Especialização do Centro Universitário do Pará – CESUPA. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Consumidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Editor-Chefe de Revista. Procurador do Estado do Pará. Advogado.

Eugênia Luiza Passos Pinheiro, CESUPA

Estudante do Curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, eugenia18060443@aluno.cesupa.br 

Larissa Rodrigues Farias, CESUPA

Estudante do Curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, larissa18060472@aluno.cesupa.br

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Publicado
2022-12-16
Como Citar
Verbicaro Soares, D., Luiza Passos Pinheiro, E., & Rodrigues Farias, L. (2022). A REGIONALIZAÇÃO DOS PRODUTOS. Revista Jurídica Do Cesupa, 3(2), 293 - 308. Recuperado de http://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/92