A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA E A RESSIGNIFICAÇÃO DE UM SISTEMA FORMALISTA PELA AUTOCOMPOSIÇÃO:

(im) possibilidade?

Palavras-chave: Acesso à justiça, Autocomposição de conflitos, Autonomia das partes, Democratização da justiça, Justiça consensual

Resumo

A redemocratização do Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, trouxe avanços tangíveis nas mais diversas áreas, contudo, ao que se refere aos mecanismos para acesso à justiça, vislumbra-se, majoritariamente, a pouca expressividade da presença cidadã nos instrumentos voltados à resolução dos conflitos jurídicos. Este panorama sofre modificações com o advento da política judiciária para o tratamento adequado dos conflitos de interesse, inserindo a autocomposição na via jurisdicional e prevendo espaços de maior liberdade participativa aos jurisdicionados.  A presente pesquisa objetiva examinar a autocomposição de conflitos como prática propícia à autonomia, descentralização e democratização do acesso à justiça na seara judicial, apesar da incidência do poder simbólico, intrínseco, historicamente, neste meio. Nessa compreensão, questiona-se: apesar do formalismo jurisdicional e de sua simbologia, é possível efetivar a democratização do acesso à justiça pelo desenvolvimento de práticas autocompositivas em âmbito judicial? Utiliza-se o método de abordagem dedutivo, realizando-se a coleta de dados por meios de fontes primárias e fontes secundárias (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica).  A conclusão aponta a existências de obstáculos de ordem formal, burocrática e simbólica que tendem a mitigar a prática genuína das formas consensuais de solução de conflitos em campo judicial, limitando as benesses próprias da autocomposição, enquanto mecanismo eficaz para alcance de um acesso à justiça qualitativo.

Biografia do Autor

Camila Silveira Stangherlin, UNISC

Doutora em Direito/UNISC; Mestre em Direito/URI; Especialista em Direito Processual Civil/UNINTER; Bacharel em Direito/URI; Licenciada em Formação Pedagógica/IFFar. Procuradora Jurídica Municipal. E-mail: camilastangherlin@hotmail.com

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

CALMON, Petrônio. Fundamentos da mediação e da conciliação. 4ª Ed. Brasília, DF: Gazeta Jurídica, 2019.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988.

CASARA, Rubens R R. Estado pós-democrático: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2017.

CASTEL, Robert. A discriminação negativa: cidadãos ou autóctones? Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.



CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Justiça em Números. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/eficiencia-modernizacao-e-transparencia/pj-justica-em-numeros/relatorios. Acesso em: 25 jun 2021.

CRISTIANI, Claudio Valentim. O direito no brasil colonial. In: WOLKMER, Antonio Carlos (Org.). Fundamentos de história do direito. 4ªEd. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Fundamentos do processo civil moderno.3ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

GALANTER, Marc. Acesso à justiça em mundo de capacidade social em expansão. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, Porto Alegre, ABraSD, v. 2, n. 1, p. 37-49, jan./jun., 2015.

GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia. O guardião de promessas. Trad. Maria Luiza de Carvalho. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Revan, 2001.

GORCZEVSKI, Clovis. Direitos humanos, educação e cidadania: conhecer, educar, praticar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2009.
HUXLEY, Aldous. O despertar do mundo novo. Tradução de Maria Judith Martins. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000.

KOZIMA, José Wanderley. Instituições, retórica e o bacharelismo no Brasil. In: WOLKMER, Antonio Carlos (Org.). Fundamentos de história do direito. 4ªEd. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.

LIMA, Roberto Kant de. Sensibilidades jurídicas, saber e poder: bases culturais de alguns aspectos do direito brasileiro em uma perspectiva comparada. Anuário Antropológico [online], II, p. 25-51, 2010.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. A resolução dos conflitos e a função judicial no contemporâneo Estado de Direito. 2ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

MAUS, Ingeborg. O Judiciário como superego da sociedade: o papel da atividade jurisprudencial na “sociedade órfã”. Trad. Martônio Lima e Paulo lbuquerque. Revista Novos Estudos CEBRAP, nº 58, nov. 2000.

MARSHALL, Thomaz Humphrey. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

NUNES, Dierle. TEIXEIRA, Ludmila. Acesso à justiça democrático. Brasília, DF: Gazeta Jurídica, 2013.

RODRIGUES, Marta Maria Assumpção. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2015.

SANTOS, André Leonardo Copetti; MORAIS, José Luis Bolzan de. O ensino jurídico e a formação do bacharel em Direito: diretrizes político-pedagógicas do curso de Direito da Unisinos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência o direito e a política na transição paradigmática. Volume 1. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. Coimbra: Almedina, 2015.

SPENGLER, Fabiana Marion. Da jurisdição à mediação: por uma outra cultura no tratamento de conflitos. 2ª Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

SPENGLER, Fabiana Marion; MARTINI, Sandra Regina. O terceiro fraterno na composição triádica dos conflitos sociais. NOMOS - Revista do Programa de Pós - Graduação em Direito da UFC, v. 40, n. 2 (2020), jul/dez 2020.

STANGHERLIN, Camila Silveira; SPENGLER, Fabiana Marion. O poder judiciário e o mito grego do deus Cronos: a judicialização dos meios consensuais de solucionar conflitos e o monopólio de acesso à justiça. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 5, n. 1, janeiro-junho, p. 173 – 190, 2019.

WATANABE, Kazuo. Cultura da sentença e cultura da pacificação. In: YARSHELL, Flávio Luiz; MORAES, Maurício Zanóide de (coord.). Estudos em homenagem à professora Ada Pellegrini Grinover. São Paulo: DPJ, 2005.

VEZZULLA, Juan Carlos. A mediação de conflitos com adolescentes autores de ato infracional. Florianópolis: Habitus, 2006.
Publicado
2022-12-16
Como Citar
Stangherlin, C. S. (2022). A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA E A RESSIGNIFICAÇÃO DE UM SISTEMA FORMALISTA PELA AUTOCOMPOSIÇÃO: . Revista Jurídica Do Cesupa, 3(2), 26 - 48. Recuperado de http://periodicos.cesupa.br/index.php/RJCESUPA/article/view/64